Oitava aula - 27/05/15
- alessiapontes
- 18 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Este foi nosso último dia de aula antes da greve da universidade federal de Alagoas e como já esperávamos, foi uma aula completamente dedicada ás apresentações, tanto as individuais, finalizadas neste dia, como também tivemos algumas apresentações em grupo. Lamentavelmente o tempo não foi suficiente para todos os grupos que faltavam, mas o meu grupo, foi um dos que conseguiram concretizar a apresentação. Foi uma aula muito importante na qual tivemos acesso, a vários temas interessantes.
Começou com o grupo da Flávia e da Niedja, sobre o texto Analysing the rhetoric of Digital Genres, (Análise retórica dos gêneros digitais) de Sherped, Juaçaba, Matos, Pontes e Veloso da Universidade Federal Fluminense.
Foi exposto, os movimentos retóricos de sites de cursos de línguas, sites de autoajuda e perfis masculinos de sites de relacionamento e por fim sinopses de romances. O professor fez vários comentários e fomos para a segunda apresentação.
O segundo grupo foi o dos meus amigos queridos, Josimar, Luciano e Nildo sobre o texto: “Critérios para o estudo de reelaboração de gêneros em redes sociais” de Júlio Araújo.
A seguir tivemos o terceiro grupo formado por Dayane, João victor e Juliana e o texto trabalhado foi: “Gêneros Textuais no contexto digital e educacional.” de Ediléia Felix Corrêa. O texto foi muito criticado por não ter uma linha de raciocínio coerente e sim elementos soltos e conceitos mal elaborados e destituídos de clareza.
Em seguida foi o grupo do qual fiz parte que apresentou, o nosso texto era “Gêneros digitais: as TICs como possibilidades para o ensino de língua portuguesa.”

O grupo foi composto por Arly, Alcilene e eu. Tivemos a oportunidade de explicar como as TICs facilitam o ensino da nossa língua materna e vimos como a presença do blog como espaço hipertextual tem o poder de facilitar este ensino. Abaixo, o link da minha apresentação.
Por último, Eliezer e Luisiana apresentaram o texto “Digital genres, new literacies and autonomy in language learning” que expõe a questão da autonomia de aprendizado no meio digital. Houveram vários questionamentos a respeito desta autonomia no ensino de línguas. A aula encerrou com o sentimento de saudosismo que seria iniciada a greve.
Comentários