Décima quarta aula - 04/11/2015
- alessiapontes
- 24 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
O professor iniciou a aula com a análise da imagem Holliday, sócio semiótico de Barthes.
O rofessor mostrou o quadro do movimento antropofágico de Tarcila do Amaral e mostrou também o quadro Karipe, a mãe brincando com o bebê. Em seguida propôs que cada aluno fizesse uma análise denotativa e conotativa do referido quadro.
Depois de algum tempo os alunos levaram as suas análises e começamos a discussão, depois falamos do quadro Antropofagia de Tarsila e o professor foi propondo algumas imagens e nós fazíamos a interpretação da imagem com a ajuda dele para entendermos e aplicarmos a teoria na prática.
Segue a minha análise:
Quadro 1 - Mãe brincando com seu bebê
Denotativo: Um quarto razoavelmente simples de parede azul, uma mulher negra, nua, deitada com um bebê também nu em uma cama de solteiro com uma colcha de retalhos.
Conotativo: A mulher fica feliz por estar brincando com o bebê. Ela vê o bebe como um troféu, um prêmio. Simplicidade das formas, personagens sem rosto, formação de um triângulo com o bebê no alto. A parede azul pode remeter ao céu ou ao infinito. Ocorre uma relação interpessoal.
Quadro 2 - Antropofagia de Tarsila do Amaral
Elementos representativos: Sol, bananeira, cactos, dois seres humanos, uma figura masculina e outra feminina, cores quentes, maternidade, muitos filhos, representação intencional das cores da bandeira.
Encerramos nesta aula todos os conteúdos e foi marcada então a nossa última aula que seria na semana seguinte e encerraria com uma apresentação também em grupo.
Cada grupo escolheria uma imagem e faria sua análise com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.
Combinamos também que iriamos encerrar a aula um pouco mais cedo para realizarmos uma confraternização de encerramento de mais uma disciplina e mais uma etapa.
Comentários