Décima segunda aula - 21/10/2015
- alessiapontes
- 24 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
A aula iniciou com a apresentação das respostas do questionário proposto duas semanas atrás.
Cada grupo enviou seus representantes para responder as quatro questões propostas.
Os representantes dos grupos eram: Nildo Barbosa, Niedja Balbino, João Victor, Musiliyu Oyedeji e Luli Brasil, que era a representante do meu grupo.
Os demais componentes do nosso grupo eram: Eu, Álidro Mozart e Josineide Oliveira.
Cada representante respondia uma pergunta e em seguida o professor fazia uma intervenção e a turma interagia com comentários e assim funcionou até que foram respondidas e comentadas cada uma das questões propostas.
Perguntas e respostas:
1- Apontem as principais semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto, dividindo-as em três aspectos: (1) sua constituição; (2) questões referentes à leitura; (3) questões referentes à sua produção para fins educacionais, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem.
Embora possamos discordar de que alguns autores, escolhemos as definições de Marcuschi que escreveu: A constituição do texto impresso só traz de informação adicional o rodapé, ou a “orelha” do livro, já o hipertexto usa links de expansão, além do rodapé, para dar informação adicional, ambos usam também imagens como informação adicional.
A leitura do texto impresso é linear, enquanto a leitura do hipertexto não.
Já referente à produção de texto e hipertexto para fins educacionais são semelhantes, mas no hipertexto é possível criar efeitos lúdicos como músicas e figuras animadas.
2 – Qual a relação entre internet, web e hipertexto?
Resumindo, eu diria que a internet é a técnica, a web o ambiente e o hipertexto a linguagem. (Álvaro Mozart)
A internet é o meio onde a comunicação passa, um meio eletrônico onde a web transita. Já a web são redes ou grupos que estão na internet, por sua vez, hipertexto é uma forma de comunicação e informação dentro da web que está dentro da internet.
3- Quais as principais funções dos links? Dentre as funções chamadas retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou as mais usuais?
Os links são os elementos constitutivos do hipertexto. Sem eles, o hipertexto é apenas texto. Ele traz consequências para a leitura e para a atribuição de sentidos, e também para o autor, pois, ao inserir links em palavras, imagens ou outros elementos do texto transforma o ato de escrever em algo bem mais complexo.
Em resumo, as principais funções dos links são: ampliar, ilustrar e aprofundar.
4 – Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s) definição(ões) de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital. Com base nessa(s) teoria(s) façam um elenco de gêneros digitais, justificando cada um dos gêneros elencados mediante um enquadramento teórico.
Segundo Marcuschi gênero digital é um aparato textual que utiliza o meio eletrônico; utiliza a escrita de forma interativa e dinâmica; usa textos de forma funcional que não seria possível no texto impresso. Exemplos de gêneros digitais, embora alguns linguistas concordem outros não:
– E-mail ou correspondência eletrônica, ou conteúdo eletrônico, como também é nomeado por Paiva (2004), as características são o assincronismo das mensagens e a possibilidade de enviar imagens rapidamente. Ele agrega características de correspondência como carta, memorando, bilhete, conversa informal, comercial e, até mesmo, telegrama.
– Chat ou bate-papo: É, em contexto digital, uma conversa virtual, o gênero mais praticado no mundo inteiro, segundo Souza (2002), possui uma linguagem própria cheia de abreviações e várias pessoas podem participar em tempo real.
– Lista de discussão: Grupo de pessoas com interesses específicos, também chamada de comunidades virtuais, comunica-se de forma assíncrona via e-mail mediada por um responsável, diferente dos bate-papos que, em geral, não têm controle da linguagem usada.
– Videoconferência interativa: Consiste em uma discussão em grupo ou pessoa a pessoa na qual os participantes estão em lugares diferentes, mas com a vantagem de verem e/ou ouvirem uns aos outros.
– Fórum de discussão é um software ou site que permite que uma pessoa envie mensagens a diversas outras de um grupo que discute um determinado assunto preestabelecido e, para ter acesso à discussão, têm que ter uma senha de acesso, após a subinscrição esse acesso dá direito também a opinar e essa opinião pode ser publicada abertamente, ou pode ter que passar pelo administrador, ou um dos moderadores para ser aprovada.
Existe também o blog, uma abreviação de weblog, que muitos não o consideram como um gênero, pois ele seria um diário da internet, ou diário virtual, no qual pode ser colocado links e alguns anexos, assim como fazemos nos diários manuais, grudando (colando) coisas como folhas de árvores, papéis, invólucros de bombons, canhotos de ingressos de algum evento que fomos, fotos, etc. afinal, queremos lembrar aquela data especial (boa ou ruim).
O e-mail, assim como as cartas, precisa ser assíncrono, porque não é sempre que o destinatário vai estar disponível para ler.
Já o bate-papo só se fala com quem está disponível. Existe o recurso de deixar mensagem, mas isso já seria um tipo de bilhetinho virtual e não de bate-papo. A característica mais marcante dos primeiros bate-papos em salas virtuais abertas era a fluência, tínhamos que ser rápidos e, por isso, abreviar as palavras e criar símbolos ou verdadeiras siglas tornou-se necessário.
Os fóruns, por sua vez, tiveram que criar inscrições, administrador e moderador para evitar os bullings, os desrespeitos virtuais, alguns bate-papos também tinham isso como os do mIrc, hoje não tem, ou pelo menos não sabemos se tem, uma pessoa cria um fórum para perguntar assuntos polêmicos, no entanto quer resguardar as pessoas que se escrevem no seu fórum para que elas não o abandonem, como clientes, sintam-se importantes. Essa mesma característica se vê em uma lista de discussão, nós diríamos que a lista de discussão e o fórum confundem-se, pois existe fórum que nos envia e-mail.
A aula encerrou como de costume um pouco mais de meio dia pois nossa turma é muito participativa e algumas vezes, o tempo é muito curto para tantas participações.
Comentários